Essa semana um trabalho experimental foi iniciado na Lagoa da Usina

Em março de 2009, através de uma parceria com o Instituto Estadual do Ambiente – INEA – a Lagoa dos Ossos recebeu dragagem com demarcação, limpeza superficial e colocação dos taludes de corte para a fixação da vegetação. Foram instalados 60 metros de tubulação de esgoto para ligar as residências até a estação elevatória de João Fernandes. Agora, a Prefeitura está finalizando a recuperação da vegetação na faixa marginal e fazendo, em parceria com o Consórcio Lagos São João e o grupo Mil, a análise da água e recuperação do espelho d`´agua.
Mas os trabalhos não param por aí: a secretaria do Meio Ambiente e Pesca, em parceria com a empresa “Envirorganic” deu início, essa semana, a mais uma experiência que objetiva limpar a lagoa da Usina. A secretária Adriana Saad explica como funciona:
-O processo consiste em colocar na lagoa, bactérias não patogênicas, do ambiente natural, que consomem matéria orgânica, limpando a lagoa – Disse a secretária.
A lagoa da Usina é uma unidade experimental do processo. O resultado do procedimento será avaliado daqui a três meses. A experiência deu certo na recuperação de corpos hídricos na Europa e nos Estados Unidos.
Para o ano que vem está previsto o início do projeto do cinturão do esgotamento sanitário na lagoa de Geribá. O trabalho será feito com verba do Fundo Estadual de Controle Ambiental – Fecam. Após a construção do cinturão a lagoa receberá o trabalho de paisagismo e recuperação.
Nas lagoas da Ferradura e do Canto serão iniciadas as avaliações para melhorias ambientais e paisagísticas
Nas lagoas da Ferradura e do Canto serão iniciadas as avaliações para melhorias ambientais e paisagísticas
fonte.blog prefeitura de buzios
0 comentários:
Postar um comentário