Comparações
Fazer comparações é uma dificil arte e se não é falha muitas vezes é falsa. Assim me perdoem as falhas que podem ocorrem. Há pouco tempo passei uns dias em Bombinhas no simpático sobrado de um casal argentino que conheci faz tempo em Búzios. Antes vinham a Búzios de férias, mas depois da aposentadoria, os dois dividem o ano, metade morando na casa de Quilmes e metade no sobrado que compraram em Bombinhas. Foi um prazer rever os amigos.A situação geográfica tem muito de semelhante entre Búzios e Bombinhas, ambas cidades localizadas numa península. É verdade que a península catarinense é bem maior, com colinas e elevações, ocupando uma área mais extensa que nossa península. As praias são fascinantes numa e outra península. Uma diferença básica é a que Búzios é quase horizontal, sem prédios, as casa de dois andares com a caixa dágua mais visível. Já em Bombinhas prédios de apartamentos se revelam por toda a parte, embora casas sejam a maioria.
Na estação, Bombinhas com seus 15.000 moradores tem sua populações aumentada muitas vezes, atingindo até 300.000. Ora, o mesmo acontece em Búzios, em que seus 28.000 habitantes se multiplicam até por 10 ou mais. Contaram-me que em Bombinhas, com uma só entrada para a cidade, a polícia pode facilmente controlar a entrada dos turistas, evitando muitos problemas. Búzios é um pouco diferente, a policia só pode vigiar uma parte da entrada, aliás, a entrada para o centro da cidade. O que facilitaria a ação de malfeitores.
Bombinhas parece mais organizada como cidade, mais ordem, maior cuidado, Búzios perde pelo desleixo pelas ruas mal tratadas, falta de meio fio em vias importantes e de calçada para pedestres. Bombinhas é cuidada e merecia ser copiada nesse aspecto por Búzios. Essa ordem também existe na população e, segundo me contaram, festas com música alta até madrugada incomodando os vizinhos não podem ocorrer, basta chamar a policia. Lamentavelmente em Búzios pode-se apelar para a polícia para fazer parar som alto após em alta noite que a polícia não está nem aí. Também não encontrei alto-falantes de tempos religiosos pregando religião para os deficientes auditivos.
Em Búzios um quebra-molas é pintado com listas amarelas somente quando é construído, como ocorre agora na “nova” estrada da Usina. Os quebra-molas estão pintados por que são novos, mas depois que a pintura desaparecer ninguém se preocupará em repintá-los. Já em Bombinhas todos os quebra-molas têm suas faixas amarelas vivas e ao lado a placa indicativa. Mais ordem e cuidado
No campo da gastronomia há diferenças. Sem dúvida Búzios apresenta restaurantes sofisticados e o que é um orgulho para a cidade. Já em Bombinhas, apesar de muitos bons restaurantes de toda espécie de pescado e frutos do mar, são comuns as churrascarias. Búzios pode se considerar uma das poucas cidades brasileiras que não possui uma só churrascaria. Pretende ser mais refinada.
Uma idéia prática, utilizada em Bombinhas e em outras cidades no Sul, é pintar o meio fio com tinta amarela, indicando ser proibido estacionar, e em branco quando permitido. Infelizmente a idéia nem pode ser aproveitada em Búzios, onde meio fio é coisa rara. Salvo a rua principal de Bombinhas, com denominação tradicional, todas as vias em Bombinhas são batizadas com nomes de peixes ou algo relativo ao mar. Creio em Búzios que somente o Bosque de Geribá têm m suas ruas com nomes de árvores e Porto Belo cujas foram batizadas com nomes de peixes.
Colaborador: Alfredo Rainho
0 comentários:
Postar um comentário