Banheiros do Canto Esquerdo de Geribá permanecem fechados

Foto: Agência JPH
Depois de muitos anos de denúncias a respeito de despejo de esgoto em locais proibidos e in natura na área do Canto Esquerdo de Geribá, o sistema de esgoto foi feito e concluído, e está em funcionamento desde o dia 24 de dezembro de 2010. Isso não foi o suficiente para conscientizar parte da população que continua com a prática ilegal de ligação clandestina na rede de águas pluviais, o que faz com que águas correntes como as de chuva, desemborquem direto na praia e que por muitas vezes é o local de lazer destas famílias.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, foram comprovadas ligações clandestinas, contudo ainda não se tem o número exato de quantos estão irregulares.
As obras de urbanização do Canto Esquerdo de Geribá também foram concluídas neste período, inclusive a do banheiro público. De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prolagos a prefeitura enviou ofício para realizar as ligações de água e esgoto, no entanto, até hoje o banheiro não foi aberto ao público, o que gerou durante todo o verão criticas tanto pelos moradores e comerciantes quanto pelos turistas.
Segundo o Secretario de Obras Wilmar Mureb, depois que foi feita a ligação pela Prolagos ainda faltava a instalação de relógios feita pela Ampla.
- Tem que ter a energia elétrica até para encher as caixas de água dos quiosques e banheiros. Quanto ao funcionamento dos banheiros, como os quiosques, são concessão não pode haver lucro. Uma entidade sem fins lucrativos, provavelmente a Associação de Moradores do Canto Esquerdo (AMACANTO), deve pegar a obrigatoriedade de exploração. O prefeito está vendo isso com a equipe jurídica e chefia de gabinete – disse Mureb.
Para o usuário solicitar a ligação na rede da Prolagos, ligação que somente deve ser feita por profissionais da concessionária, deve procurar a loja de atendimento da Prolagos e preencher o termo de adesão e apresentar documento de identificação (CPF, RG) e do imóvel, como escritura, IPTU ou contrato de locação. O custo do procedimento é de R$ 560,00, o valor pode ser dividido em até 15 vezes.
0 comentários:
Postar um comentário