Projetos são apresentados de uma forma, mas acabam sendo executados de outra

Em resposta a nota ‘Telhado de vidro’ publicada na Coluna Observatório nº 1395 dando conta da construção de um terceiro andar na pousada de uma conhecida arquiteta, o secretário de Planejamento de Búzios, Ruy Borba, reconhece que ‘em alguns casos os responsáveis pelos projetos, com a anuência dos proprietários, acabam executando obras diferentes daquilo que foi aprovado pela prefeitura em processo administrativo’,
- Esse pessoal aposta na deficiência material da Fiscalização. Saem com os seus alvarás de licença de construção, e executam uma obra fora dos padrões urbanísticos previstos na Lei. Foi o que aconteceu com a Pousada da senhora Helena Oestreich - afirmou Ruy Borba, que acrescentou: - Quando tomei conhecimento do fato me surpreendeu que a obra se tratasse de uma senhora, no caso a senhora Ostereich, que tem vindo com freqüência ao palco iluminado, como se fosse um oráculo do correto urbanismo, opinando sobre ciscos nos olhos dos outros, quando carrega nos seus próprios olhos grandes traves. Cheira a farisaísmo. Num tom de não faça o que faço, mas somente o que eu falo, afirmou Borba.
O secretário revelou que a Fiscalização flagrou irregularidades nessa obra, com existência de 3º andar, numa área de APP, com o acréscimo feito, não fazendo considerações sobre o estilo adotado, ‘porque a gostos para tudo’.
- Isso tem sido objeto de fiscalização especial, e, quando é o caso, ensejamos a oportunidade de administrativamente se corrigir o desvio. Caso contrário encaminhamos a Procuradoria para a ação demolitória cabível. Na Rua das Pedras temos uma obra monumental com um acintoso 3º. Pavimento, feito a partir de um projeto cuja autoria e aprovação são da lavara do antigo secretário de Planejamento, Otávio Raja Gabaglia, incorporado pelo então também secretário de governo, Nani Mancini. Determinei recentemente uma visita técnica ao local, para novas que sejam feitas novas medições - revelou o secretário.
Colaborador: Redação
0 comentários:
Postar um comentário