Três toneladas de fogos iluminaram os céus de Búzios na noite do réveillon. Durante quinze minutos a multidão de branco que lotou as areias das praias buzianas celebrou com aplausos, beijos e abraços a chegada do ano novo. A queima de fogos da prefeitura em parceria com a iniciativa privada superou as expectativas dos cerca de 250 mil turistas que passaram a virada do ano na cidade. O ponto alto da festa foi nas praias de Geribá, Manguinhos e Centro. De acordo com informações do secretário de Turismo e Cultura, Cristiano Marques, a festa da virada transcorreu dentro do esperado:
- Montamos um plantão com objetivo de identificar e solucionar os problemas que pudessem ocorrer nesse período. O nosso balanço é positivo, pois conseguimos manter a ordem recebendo bem os turistas que vieram à nossa cidade – disse Cristiano.
A Associação de Hotéis e Pousadas de Búzios comemora a ocupação nesse fim de ano:
- Tivemos 90% de ocupação no réveillon, desses, 80% eram turistas brasileiros – informou Thomas Weber – presidente da instituição.
Mesmo com a cidade lotada a prefeitura manteve a qualidade dos serviços prestados durante o réveillon. O secretário de Ordem Pública, Coronel Rodolpho Lyrio, disse que mesmo com a superlotação da cidade nesse período, o evento transcorreu com tranqüilidade.
- O principal problema enfrentado por nós, mesmo com todo o esforço do poder público para evitar transtornos, foi o congestionamento na via principal (Avenida José Bento Ribeiro Dantas) e nos acessos à praia de Geribá. O serviço de distribuição de pulseiras na praia de Geribá foi um sucesso: seiscentas unidades foram distribuídas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro e não houve ocorrência de desaparecimento de crianças – comemora o cel Lyrio.O serviço de estacionamento na cidade funcionou bem. Mesmo com o aparecimento dos guardadores clandestinos em alguns pontos, a força tarefa da prefeitura atuou com o máximo rigor, afastando os flanelinhas. De acordo com relatório da secretaria de Ordem Pública foram rebocados 22 veículos estacionados em local proibido. A fiscalização de postura atuou de forma veemente e apreendeu, somente na praia de Geribá, 40 guarda-sóis, 80 cadeiras, 40 mesas, 10 bandejas de camarão,10 churrasqueiras de queijo, 4 caixas de sorvete, 3 tabuleiros de empadas, 80 espreguiçadeiras, 2 maletas com 50 óculos, 1 isopor de bebidas, 1 carrinho de milho, 15 caixas de isopor vazias e uma pessoa foi presa por agressão a um fiscal. Nas avenidas da cidade a fiscalização retirou um caminhão de gelo, um de côco e uma de água. Quatro caçambas de entulho colocadas irregularmente na via pública também foram apreendidas e retiradas das ruas.
O Corpo de Bombeiros informou que foram realizados 127 salvamentos de banhistas nas praias de Búzios. A secretaria de Serviços Públicos recolheu 200 toneladas de lixo nos dias 31 e 1º. Mesmo com a chuva não houve atraso no cronograma de recolhimento de lixo e às 8h30 do primeiro dia de 2011 todas as praias estavam limpas.
No Hospital Rodolpho Perissé, o atendimento no período de 30 de dezembro a 2 de janeiro atingiu o número de 999 atendimentos, sendo o dia primeiro o de maior registro de ocorrências: 300 atendimentos, segundo dados da secretaria municipal de Saúde.